IPTU de Porto Alegre sofrerá aumento em 2020

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Vereadores de Porto Alegre aprovaram o projeto que atualiza a planta genérica de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na última semana. De acordo com a prefeitura, a planta de valores dos imóveis não era atualizada há muito tempo, isso gerou distorções – o que significa que quem tem imóvel em uma região que se valorizou muito nos últimos anos, por exemplo, estaria pagando menos do que deveria.

Metade dos contribuintes terá aumento no IPTU de Porto Alegre

A atualização da planta (desatualizada há 28 anos, segundo o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto) fará com que metade dos contribuintes tenham aumento no IPTU já no próximo ano, principalmente aqueles localizados em áreas nobres da cidade, enquanto moradores de regiões menos valorizadas terão redução no valor do imposto.

Os bairros Três Figueiras, Jardim Carvalho, Jardim Europa e Humaitá terão um aumento de mais de 50% , enquanto outros mais de 30 bairros terão o valor aumentado em 50% – sendo alguns deles na zona sul, como Cavalhada, Tristeza e Menino Deus, além de outros como Petrópolis, Bela Vista, Moinhos de Vento, Boa Vista, Higienópolis, entre outros.

Com um total de 767 mil imóveis no município, 383 mil imóveis de Porto Alegre terão aumento no valor do IPTU, outros 238 mil imóveis terão o imposto reduzido e 146 mil imóveis terão isenção. Com isso, a prefeitura de Porto Alegre estima aumentar sua arrecadação em R$ 68 milhões em 2020.

Sobre a nova regra

As mudanças terão impacto já a partir de 2020 – quem tiver aumento sofrerá no máximo um reajuste de até 30% (se ainda ficar faltando valores para integralizar o valor do IPTU, o reajuste será escalonado: ocorrerá em acréscimos de até 20% nos 5 anos seguintes) e quem tiver redução de imposto ou ficar isento já receberá o boleto com o benefício.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o Blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário