3 desejos dos compradores de imóveis em período de quarentena

A situação em que vivemos, de distanciamento social, vem acarretando em mudanças de comportamento em relação à aquisição do imóvel, você como comprador deve ter se questionado sobre o imóvel ideal para sua família. Outrossim, se deparado com novas necessidades oriundas desta mudança de rotina que veio de forma inesperada.

Felizmente há opções disponíveis para todos os perfis e necessidades dos clientes.

A seguir, exploraremos os 3 principais desejos dos novos compradores, digo novos, pois além dos antigos estarem se renovando, novos clientes estão entrando no mercado neste período, visto que precisaram se adaptar ao novo estilo de vida em que nos encontramos e que permanecerá, mesmo quando voltarmos à normalidade, isso é fato.

1. Manter um home office produtivo e funcional

Home Office produtivo e funcional

A Pandemia chegou e pelas orientações dos órgãos de saúde todos tiveram de parar repentinamente, ficar em casa se tornou a melhor forma de se isolar para evitar a propagação do vírus, surgindo então a necessidade de uma readequação na rotina de trabalho. Levar o serviço para casa se tornou primordial.

Neste momento as pessoas tiveram de pensar em como trabalhar na sua casa ou apartamento, mantendo a concentração e produtividade. Algumas já possuem gabinete, necessitaram apenas de organização com seu material de trabalho, além de novos mecanismos para reuniões com clientes, contudo a maioria teve de criar seu espaço, seja num dormitório, cantinho no living, mesa, enfim.

Desta forma, manter um local de trabalho que estimule a concentração e criatividade se tornou um dos desejos dos compradores, pois mesmo quando a quarentena terminar, muitas pessoas, dependendo de sua área de atuação, vão querer manter algumas horinhas trabalhando home office, seja para estar mais próximo da família ou para usufruir do silêncio do seu recanto, visto que muitas vezes estar só nos mantém focados e produtivos.

2. Infraestrutura para as crianças

Infraestrutura para crianças

Brincadeiras à parte, quem aí não está praticamente louco em casa com seus filhos pequenos correndo “pra lá e pra cá” esbanjando energia e sem entender direito o porquê de não poderem sair para rua?

Bom, este desejo veio de forma automática, pois certamente um imóvel sem espaço ideal para as crianças dificulta este convívio bacana de paz e amor! Este espaço pode ser no próprio imóvel, tais como apartamento amplo com sacada, um dormitório extra para se criar uma brinquedoteca, sem contar com a parte da infraestrutura do Edifício que permite que as crianças tenham onde brincar e crescer de forma saudável. Esta última hipótese, claro, ainda está indisponível devido à quarentena, mas mesmo assim, estar full time com as crianças em casa fez com que os pais potencializassem este desejo para quando este período passar, pois estão percebendo a importância de a criança ter este momento de descontração e criatividade.

Casas, Casas em Condomínio, Coberturas e Apartamentos Garden também estão sendo os queridinhos dos nossos compradores para propor este espaço às crianças;

Interessante registrar que este período, embora seja de incerteza e fé em que tudo vai se organizar, e vai, tem trazido algo de extrema relevância, estamos curtindo mais a presença dos filhos, pois vivemos numa era em que pais e mães trabalham incessantemente durante o dia todo e seus filhos ficam em escolinhas de turno integral, falo aqui pela maioria, existem obviamente exceções.

As lembranças que estamos reunindo na cabecinha dos pequenos vai nos encher o coração de gratidão, pois mesmo frente a esta adversidade percebemos que em paralelo, este momento também está nos trazendo algo de positivo e engrandecedor.

Estamos nos reinventando enquanto pais e mães, criando novas brincadeiras, fazendo bolos e guloseimas, dando muita risada e estreitando os laços. Certamente o cheirinho do bolo, a farinha espalhada pela cozinha, os pais rindo da própria inabilidade em lidar com os afazeres da casa ficarão na mente de todos como um momento de aproximação e amor! Há quem diga que uns vão estreitar os laços, outros vão querer se distanciar, momento propício também para se exercitar a tolerância, empatia e releitura dos relacionamentos.

3. Área externa para família, amigos e pets

Em regra, quem tem pets já dá preferência por imóveis que tenham área externa, seja uma sacada aberta, um pátio de uma casa, o terraço de uma cobertura ou área livre do apartamento Garden.

Temos aqui as preferências e peculiaridades:

Coberturas:

Desejo dos compradores de imóveis na quarentena

 

Muitos gostam de coberturas para poder associar a sensação de morar numa casa e ainda poder desfrutar da vista da cidade em um terraço aberto. Coberturas são procuradas não somente por família com filhos e pets, mas também por pessoas solteiras que gostam de receber os amigos e familiares em um terraço privativo.

Apartamento Garden:

Apartamento Garden em Porto Alegre

Este tipo de imóvel tem sido muito procurado nos últimos tempos, motivo pelo qual boa parte das construtoras primam por oferecer em seus empreendimentos. Aqui temos um público que aprecia o espaço aberto, porém sem escadas, como se vê nas coberturas duplex, muitas vezes por questão de acessibilidade ou pelo fato de serem mais atrativos em relação aos valores do que as coberturas.

Família com filhos e animais de estimação, bem como as pessoas solteiras com seus pets gostam muito de usufruir  da estrutura de um apartamento garden, seja para criar seu jardim de frutos, plantas exóticas, temperos, seja para criar seu próprio SPA, academia ou espaço kids para as crianças.

Casas:

Casa está entre os desejos dos compradores de imóveis

Temos percebido principalmente nesta quarentena, um aumento também na procura de casas, muito embora alguns tenham receio da segurança, contudo cada vez mais o mercado tem oferecido serviços de vigilância com alarmes e monitoramento. Esses serviços têm encorajado mais quem sonha em morar numa casa para ter um pátio amplo, privativo e confortável para seus filhos, pets e amigos.

Casas em condomínio:

Desejo dos compradores de imóveis - casa em condomínio

Para àqueles que não conseguem se imaginar morando em casa de rua, tem-se a opção das casas em condomínio, pois tem o almejado pátio com privacidade, porém com a segurança e infraestrutura condominial.

Geralmente, além da parte inferior e superior, tem-se também um terceiro pavimento onde se tem um cômodo que pode ter multifunções, tais como: um dormitório extra, academia, espaço de lazer para as crianças, home theater, gabinete ou atelier. Aqui a criatividade impera.

Neste momento de distanciamento, temos tido um aumento na procura e recebido feedback de que um espaço aberto não torna os dias tão maçantes. Tomar um ar fresco, fazer os exercícios ao ar livre, pegar um sol, fazer um churrasco ou tomar um chimarrão no fim de tarde, são alguns benefícios de morar em uma casa em condomínio, sem contar que aqui geralmente se consegue criar um ambiente de home office agradável e produtivo.

Apartamento com sacada:

Desejos dos compradores de imóveis: apartamento com sacada

Por fim, temos aqueles que manifestaram o desejo de seguir morando em apartamentos, pois estão adaptados com a questão de “fechar a porta e sair”, sem a preocupação com pátio ou piscina para cuidar, nesta formatação a sacada supre a vontade de ter uma área aberta para curtir momentos em família e happy  hour com os amigos.

Interessante que aqui podemos optar por manter a sacada aberta ou escolher o tipo de fechamento que melhor se adapte à decoração e preferência!

Uma ideia bacana é fazer o fechamento da sacada com painéis deslizantes, também chamados de cortinas de vidro, pois possuem abertura total, dando a sensação de sacada totalmente aberta, mas que também possuem fechamento completo, proporcionando mais momentos de convivência em dias frios e chuvosos.

Levando-se em conta os tópicos supracitados, faz-se necessário uma releitura no tocante ao perfil dos compradores, visto que este período que estamos vivenciando vem trazendo mudanças comportamentais significativas, muitos têm relatado estes 3 principais desejos, contudo podemos nos deparar com clientes ainda confusos com a mudança de rotina, sendo neste caso primordial que o profissional se aprofunde ainda mais no atendimento, dando a orientação e auxílio necessário para que o comprador possa fazer a melhor escolha do imóvel ideal para si e sua família.

Querendo mais detalhes, avaliação do seu imóvel ou acesso aos imóveis disponíveis dentro das características acima, fico à disposição pelo whatsApp ou ligação. 51 98575.2552  Leila Zanetti.

Gostou do artigo? O que achou das informações destacadas sobre os 3 principais desejos dos compradores nesta quarentena? Se o post foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para seus amigos que você está por dentro dessa novidade ou deixe seu comentário com uma sugestão para uma próxima matéria. Gratidão pela leitura!

Sobre o Autor

Em 2009 comecei a negociar imóveis de alto padrão, desde então tenho contribuído para um novo ciclo na vida das pessoas. Sou corretora e avaliadora de imóveis, com pós-graduação em Direito Imobiliário.

22 Comentários

    • Leila Zanetti em

      Cassia, muito obrigada! Muito bom poder contribuir para a reflexão neste momento! Fico à disposição para troca de ideias sobre o mercado imobiliário! Grande abraço!

  1. Margani Agliardi em

    Parabéns Leila, excelente matéria, acredito que este isolamento social está provocando muitas reflexões em todos os sentidos, especialmente sobre a moradia e qualidade de vida. O teu texto contempla todos estes aspectos. Excelente leitura! Bjs

    • Leila Zanetti em

      A qualidade de vida tem se mostrado um dos principais aspectos da ponderação, o lar virou nosso “casulo”, nosso recanto de descanso, trabalho, diversão e reflexão sobre a própria existência! Obrigada pela leitura! Bjs

  2. Kiki Gazzola em

    Leila querida
    Tu é ótima
    Parabéns pelo teu trabalho que realmente é muito diferenciado
    Continue assim que o sucesso é garantido
    Grande abraço

    • Leila Zanetti em

      Kiki, que alegria ter você aqui prestigiando a matéria!
      Você também possui um trabalho diferenciado, sabes que o admiro pelas tuas atitudes, profissionalismo e ética!
      Certamente você vem colhendo os frutos que merece! Pessoa impar!
      Grande abraço,

  3. Andreas Evremidis em

    Muito boa a reflexão Leila, neste momento temos observado com mais força como cada vez mais a casa/apartamento é uma extensão da personalidade do morador. Por isso cada vez mais vemos as pessoas buscarem espaços que realmente façam sentido para suas reais necessidades e particularidades.
    Parabéns pelo ótimo conteúdo!

    • Leila Zanetti em

      Andreas, foste sensível e perfeito em sua análise, temos de buscar o imóvel que faça sentido, pois de fato ele é uma extensão da nossa personalidade!
      Que bom que você gostou do conteúdo! Estou à disposição para sugestão de novo conteúdo!

  4. Leda Giesta em

    Leila querida!
    Não poderias ter abordado assunto melhor para refletirmos num momento como esse!
    Sou suspeita em falar! Conheces muito bem o conforto da nossa residência. Primamos pelo, espaço, pela privacidade, pela segurança e principalmente, pela qualidade de vida e, tudo isso ela nos oferece. Hoje, no momento em que estamos vivendo, de isolamento social, fico imaginando como seria, se estivesse morando em outro lugar! Ainda bem, que tivemos a felicidade de conhecer você, que através de sua simpatia, competência e confiabilidade, compramos um imóvel, por sinal, não deixará nada a desejar com relação a nossa residência. Infelizmente, por conta da situação que estamos enfrentando, fomos obrigados parar com a reforma. Mas, com certeza vamos continuar com a mesma qualidade de vida. Por isso, a importância de pensar e ponderar nossas necessidades antes de fazer um investimento. E nada melhor, do que ter ao seu lado um profissional competente para ser auxiliado na escolha. Estamos muitíssimos satisfeitos!!! não vemos a hora de tudo passar, para curtir nossa nova residência…

    • Leila Zanetti em

      Leda, meu coração transbordou quando li teu comentário, ainda mais que você mencionou que teve de refazê-lo depois de ter deletado sem querer!
      Fiquei extremamente feliz em poder contribuir para a compra da cobertura de vocês, que diga-se de passagem, está ficando espetacular, em frente ao Iguatemi… isso não tem preço!
      Certamente irão usufruir de inúmeros momentos felizes brindando à luz do luar, na Jacuzzi que logo logo estará prontinha!
      A cobertura está sendo lapidada para ficar do jeitinho que sonharam, com a personalidade forte de vocês, a alegria e o alto astral!
      Tuas palavras só reforçam a visão que tenho de você, coração gigante e uma gentileza sem igual! Gratidão!

  5. Daniela Miranda em

    Parabéns, Leila!
    Você sabe “ler” seus clientes!
    Que possamos retomar as atividades, mas sem esquecer como é bom ter um lar aconchegante e com opções de o trabalho e lazer.

    • Leila Zanetti em

      Obrigada, Daniela, coisa boa ter este seu feedback, certamente vamos retomar, vamos escolher o recanto perfeito para vocês, onde possam trabalhar e ao mesmo tempo curtir momentos de aconchego em família! Grande beijo e conte sempre comigo!

  6. Roberta Bertoi em

    Nossa! É exatamente isso, eu moro em uma casa em condomínio, mas não tenho muito pátio por aqui. A casa é perfeita: espaçosa e o projeto de interiores como eu planejei, mas tem um porém…. O ponto do texto que me identifiquei foi o que abordou sobre estar em casa com os filhos.
    O meu baby tem 3 anos, e estar em casa sem a rotina da escola, sem as atividades e sem os amigos, está sendo muito difícil… junta tudo isso ao fato de não ter uma boa área externa para brincar ao longo das tardes, e feito, NADA FÁCIL! Logo vejo que preciso mudar o meu ambiente pra ontem, e que morar pra mim, agora tem um novo significado…

    • Leila Zanetti em

      Tua abordagem é perfeita, estamos ressignificando, tendo uma nova visão de mundo! E a moradia está fazendo parte da nossa principal análise, visto que nunca ficamos tanto tempo em casa! E é consabido que os reflexos deste momento perdurarão mesmo quando a pandemia passar e voltarmos à normalidade! Aliás, não tenho receio em afirmar que a “normalidade” é algo relativo, existirá o mundo antes e depois da pandemia! A vida será diferente!
      Isso aí, Roberta, estás entrando num novo ciclo, teu imóvel talvez não esteja mais fazendo tanto sentido, pois mesmo tendo planejado com todo zelo e perfeição, você percebe neste momento novos valores e o principal deles é ver teu filho crescer criativo e feliz em um ambiente com mais espaço e acolhedor! Beijos

  7. Excelente texto! Neste momento é exatamente isso que precisamos, boas leituras que estimulem nossa esperança de um futuro melhor. Parabéns Leila!

    • Leila Zanetti em

      Lana, querida! Muito feliz com teu carinho! Que eu possa seguir estimulando uma boa leitura! A esperança e fé devem estar sempre presentes na nossa jornada! Bjs

  8. Antonio Joao Ruschel em

    Toda a leitura orienta nossa observação para uma série de modalidades imobiliárias que já eram disponíveis antes da pandemia. No meu entendimento, neste momento, talvez, aqueles que já tinham idealizado e adquirido o imóvel desejado, apenas passaram a usufruí-lo adequadamente, mormente se tal bem proporciona algum tipo de contemplação, bem estar ou lazer para o proprietário e sua família. Então, me parece, os clientes passarão a ter mais afinidade com imóveis que não configurem apenas “funcionalidade” mas que se prestem, em todos os instantes, também, aos prazeres, até aqui buscados somente quando havia o afastamento do trabalho. Mesmo com a passagem da pandemia, as formas de se encarar a vida vão mudar. Abr

    • Leila Zanetti em

      Ruschel, sua visão analítica é extremamente relevante, auxilia todos os leitores na reflexão!
      Agradeço profundamente pela leitura e contribuição!
      Grande abraço e sigas contando comigo!

  9. Elis Becker em

    Parabéns Leila, texto excelente para reflexão, com certeza vai ajudar muito os futuros compradores, pois vão poder identificar em qual perfil se encaixam melhor!

    • Leila Zanetti em

      Elis, engraçado que diariamente tenho conversado com clientes que acabam discorrendo de forma natural sobre o assunto abordado nesta matéria. Tenho indicado a leitura e tenho tido o retorno positivo, o que reafirma a mudança de perfil em vários compradores!
      Obrigada pela leitura! Beijos

  10. Daniela Bedin em

    Adorei o texto Leila, neste momento de isolamento social o que todos estão desejando é qualidade de vida no lugar mais seguro que é a nossa casa!

    • Leila Zanetti em

      Exatamente, o melhor recanto é no nosso lar, onde podemos descansar a mente, relaxar, por a criatividade em prática. Nada melhor do que escolhermos o imóvel que melhor nos atenda, no que refere à praticidade, funcionalidade e logística de vida! Fico feliz que tenhas gostado do texto Daniela, podes deixar sugestão de próximo artigo, será um prazer! Grande abraço!

Deixe Um Comentário