7 temperos para cultivar em casa

O segredo para um prato delicioso com certeza tem a ver com ingredientes frescos colocados nele. E os temperos têm crédito nisso! Além de colorir o prato, eles trazem muito mais saúde para sua refeição. Veja alguns temperos para cultivar em casa mesmo e todos os cuidados que cada espécie necessita:

Hortelã

Podendo ser cultivada junto de outros temperos, a hortelã requer incidência direta do sol e regas diárias e fartas, sem encharcá-las. Fique atento às folhas secas, livre-se delas para que não sufoquem as mais novas e prejudiquem seu desenvolvimento. A primeira colheita é indicada ser feita antes da floração, pois o sabor e aroma são mais intensos. A hortelã pode ser usada em sumos, molhos, grelhados, assados, sucos, sobremesas e até na decoração de pratos e para fazer aquele chazinho nos dias frios.

temperos em casa

Alecrim

O alecrim precisa ser plantado em vasinhos de, no mínimo, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura, recebendo bastante iluminação solar direta. A rega pode ser feita apenas duas vezes por semana, pois o alecrim não precisa de muita água (apenas seu solo precisa ser regado com mais frequência). Após 10 dias do plantio você já pode colher o alecrim, sendo que se for o plantio por semente, você deve esperar 90 dias. O alecrim pode ser usado em diferentes tipos de carnes, peixes e batatas.

temperos em casa

Salsa

A indicação é utilizar vasos de altura mínima de 30 cm para a salsa (ou salsinha para alguns), que precisa de pelo menos 5h diárias no sol e rega somente quando a terra estiver a seca. De 60 a 90 dias após o plantio por sementes, os talos já podem ser colhidos quase inteiros. Se você quiser que eles voltem a crescer, deixe pelo menos 1 cm quando for colher. A salsa é geralmente usada em omeletes, sopas, saladas, assados de carne e suflês.

temperos em casa

Coentro

O coentro possui boa drenagem e isso significa que você precisa enriquecê-lo com matéria orgânica, como esterco. Realce seu sabor com sol todos os dias e regas periódicas, deixando o solo apenas úmido e não encharcado. Atenção: as sementes só não podem ser plantadas no inverno, pois necessitam de calor para seu desenvolvimento. A primeira colheita pode ser feita de 30 a 70 dias após a germinação.

temperos em casa

 Cebolinha

A cebolinha não precisa de muito espaço para crescer, então pode colocá-la junto de outro temperos. Seu solo precisa ser adubado com compostos orgânicos antes da plantação, dispensa a incidência direta de sol e deve ser aguada diariamente.

temperos em casa

Pimenta

São várias espécies que podem ser cultivadas, sendo a dedo-de-moça e malagueta as mais famosas. Mesmo com essa diversidade, seus cuidados seguem o mesmo padrão: plante-as durante o inverno para que se desenvolvam no verão, 6h diárias de sol e regas três vezes por semana. A primeira colheita pode ser feita 90 dias após o plantio. Atenção: deixe-as fora do alcance de crianças e pets.

temperos em casa

Manjericão

O manjericão cresce bastante! Prefira vasos individuais ou, se escolher vasos compartilhados, deixe um espaço de pelo menos 30 cm entre as mudas. Ele necessita pelo menos 4h diárias de exposição solar e rega todos os dias para que sempre esteja verdinho e com sabor e aromar acentuados.

temperos em casa

Gostou dessas dicas? Agora você já sabe quais temperos pode cultivar em casa! Veja outros conteúdos como este aqui no Blog da Colnaghi!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário