Saiba como escolher a cortina certa para sua casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Talvez você não dê muita importância na hora de escolher a cortina para sua casa, mas saiba que além de cumprir sua função de privacidade e luminosidade no ponto certo, as cortinas dão um toque especial na decoração dos ambientes. Saber exatamente qual material usar em cada ambiente, quais cores e tamanhos pode deixar várias dúvidas, por isso abaixo você confere um guia prático para escolher a cortina certa para sua casa!

1) Escolhendo a cortina do tamanho certo

Para escolher a cortina no tamanho ideal, você depende da posição da janela ou porta em que a cortina será colocada. Por exemplo, se a janela estiver junto à cama ou à uma bancada ou se for um quarto de criança, não há possibilidade de colocar a cortina até o chão. Além disso, ao escolher a cortina, considere que ela sempre deve ultrapassar um pouco a largura. Nesse caso, acrescente pelo menos 15 a 20 centímetros a mais em cada lado da janela ou porta em questão, para que cubra um pouco a mais da superfície e funcione perfeitamente sem deixar passar claridade ou incidência de calor ao ambiente. Já quanto ao caimento da cortina, o ideal é deixar rente ao chão ou com 2 centímetros a mais no comprimento, o que dá a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante.

2) Definindo o uso de trilho ou varão

Varão ou trilho? Essa pode ser uma dúvida comum na hora de escolher a cortina. Em geral, essa decisão depende mais do estilo da decoração e das limitações que o ambiente apresenta. No caso do uso do trilho, o ideal é que haja cortineiro, que é um tipo de acabamento de gesso ou madeira onde ele pode ser embutido. Já se a escolha for mais simples, opte pelo varão, deixe-o à mostra e combine com os móveis do ambiente. Escolha entre cores neutras, acabamentos de madeira ou metal.

3) Determinando o material conforme a necessidade

Para definir o estilo e escolher a cortina certa é preciso primeiro entender quais são as necessidades do ambiente. Tecidos leves, como o voil, o chiffon e o shantung são apropriados se você quiser deixar passar o máximo de luminosidade possível, além de serem ótimos para criar um ambiente charmoso e sofisticado. Enquanto se você tiver a necessidade de filtrar a intensidade da luz, prefira as cortinas de algodão, linho, sarja ou seda. Uma outra opção também é usar uma composição de tecidos com forro, pois ele protege a cortina nos locais onde bate muito sol.

4) Escolhendo os melhores tons para cada ambiente

Escolher a cor da cortina também depende do ambiente e sua necessidade, além de dar o tom na decoração do todo. Tecidos lisos e claros são perfeitos se você deseja um ambiente mais iluminado, assim como as cores neutras harmonizam facilmente com qualquer tipo de decoração, deixando o ambiente mais clean e suave. Já os tons escuros, as estampas, texturas e listras são cheias de estilo e podem transformar a decoração do ambiente, porém é necessário haver bastante harmonia com os móveis, objetos e acessórios, para que não torne o ambiente pesado. Além disso, como desbotam com mais facilidade, é bom evitar tecidos escuros nas janelas onde o índice de luz solar é intenso, pois apesar de barrar melhor a luminosidade, retém calor e aumenta a temperatura do ambiente durante o dia.

5) Debatendo: cortinas X persianas

A escolha entre cortinas e persianas ainda divide opiniões e no fim das contas, o que vale mesmo é o tamanho do ambiente e seu gosto pessoal. A persiana é melhor em ambientes compactos, quando não tiver muito espaço entre parede e um móvel (o que deixaria uma cortina espremida), além de deixar o ambiente mais moderno. Quando espaço não for problema, a cortina de tecido se torna a opção mais recomendada, pois são mais fácies de limpar do que persianas e deixam o ambiente mais clássico e requintado.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário