3 frutas para cultivar em casa

Cultivar frutas não se restringe apenas a casas com quintal e espaço amplo para tal prática. Você que mora em apartamento também pode! Algumas árvores frutíferas, mesmo em portes pequenos, são até incentivadas a serem cultivadas em qualquer espaço. Então que tal investir em frutas para cultivar em casa? Além de ser um sabor bem mais intenso e gostoso do que as frutas vindas das plantações em larga escala, você terá a praticidade de apanhar a fruta do pé quando quiser.

Quer saber quais frutas e como cultivá-las em casa? Espia só:

Para quem mora em apartamento, sua árvore frutífera pode ser cultivada em um vaso, que deve ter pelo menos 10 cm a mais de diâmetro que o torrão da muda. Atente também para o escoamento da água nos vasos, busque aqueles que possuem furos no fundo.

Foco na umidade e sol abundante

Essa é a maior dica de todas! Quando cultivadas em vasos, as frutíferas devem ser regadas até quatro vezes por semana no verão e duas vezes por semanas no inverno, o importante é garantir umidade suficiente para seu desenvolvimento – apenas fique de olho para não as encharcar e, assim, comprometer suas raízes. Quanto ao sol, as principais frutíferas necessitam de sol pleno para produzir. A única preocupação é com o vento, pois em excesso pode ser prejudicial.

Frutas para cultivar em casa: Jabuticabeira

A jabuticaba é uma das frutas para cultivar em casa. Ela pode chegar a 2 metros de altura e, por isso, é ideal para espaços com jardim. No entanto, se você mora em apartamento e deseja ter uma jabuticabeira para chamar de sua, não fique triste: você pode plantar em um vaso profundo, de preferência com 50 cm de altura por 50 cm de largura. A variedade sabará, anã e que já estejam produzindo são as mais indicadas.

Ela não precisa de sol direto e é sensível ao frio, por isso se adapta bem a ambientes cobertos, e é exigente em água, sendo as jabuticabas mais saborosas quando são regadas periodicamente, principalmente durante a floração e frutificação (entre setembro e dezembro).

como cultivar frutíferas em casa

Frutas para cultivar em casa: Limoeiro

O limão precisa ser plantado em um recipiente grande, de pelo menos 80 centímetros de largura por 70 centímetros de altura, e posicioná-lo em um local com circulação de ar e exposição ao sol (ele necessita de pelo menos 6h diárias). Quanto a terra, deve estar sempre úmida, não encharcada. Dica: tome cuidado com o caule e ramos, eles possuem espinhos.

como cultivar frutíferas em casa

Frutas para cultivar em casa: Pitangueira

A pitanga é umas das frutas para cultivar em casa que são naturalmente de pequeno porte e possui frutos deliciosos! Essa espécie rústica é bastante ornamental e se destaca por cores no tronco, o perfume das flores e a delicadeza das folhas. Se ventar muito onde ela está posicionada no seu apartamento ou casa, verifique se ela precisa de mais água. Quanto a exposição ao sol, quanto mais melhor!

como cultivar frutíferas em casa

Gostou das dicas? Veja outros conteúdos aqui no Blog da Colnaghi!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 28 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário