Conheça 3 tipos de adega

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ter uma coleção de vinhos na sua casa pode ser mais fácil do que você imagina! Tudo começa pela escolha do local e a partir daí você pode definir o tipo de adega perfeita para sua casa, sempre levando em consideração a capacidade de armazenamento e funcionalidades de cada tipo. Conheça agora 3 tipos de adega que você pode ter na sua casa:

1. Adega passiva

Esse é o tipo de adega mais fácil de montar em casa, pois não usa nenhuma tecnologia e te permite criar desde espaços pequenos até amplos ambientes, de preferência uma área naturalmente fria e úmida na sua casa ou apartamento – pode ser aquele quartinho escuro e frio no subsolo, no porão ou até um espaço da despensa ou closet.

O importante é que ela fique protegida dos raios UV e proporcione as condições ideais de temperatura (entre 10 e 16°C) e umidade (entre 65 e 85%) para armazenar suas garrafas. Ou seja: a adega passiva significa que você só necessita alguns metros quadrados para manter os vinhos protegidos, sem a necessidade de ter um resfriamento ativo.

tipos de adegas

2. Adega termoelétrica

A adega termoelétrica é um dos tipos de adegas climatizadas, ela se utiliza de eletricidade para manter seu interior devidamente esfriado e umidificado, funcionando por meio da troca de calor com o ambiente externo. A técnica é graças à placa de cerâmica no ambiente, que absorve o calor em seu interior e manda-o para fora, deixando a área interna com cerca de 10°C mais baixa do que a externa.

Esse tipo de adega termoelétrica é uma ótima opção para as regiões do sul do Brasil, pois as temperaturas moderadas (durante o outono e inverno, pelo menos) ajudam, além disso ela não consome muita eletricidade e não requer nenhum tipo de reforma.

3. Adega com compressor

O tipo de adega mais moderna é a climatizada com compressor. Ela se parece com a termoelétrica, mas tem uma grande diferença: ela não retira o calor de dentro da adega, ela resfria o interior. Ou seja, ela não somente faz o calor sair e sim injeta ar frio no ambiente onde os vinhos estão – assim, essas adegas garantem a temperatura (e, em alguns casos, também a umidade) controlada e ideal para os seus vinhos.

As adegas com compressor são a opção mais eficaz para proteger vinhos valiosos, se tornando o melhor tipo para regiões que possuem temperaturas que oscilam muito.

tipos de adegas tipos de adegas

Gostou de saber os tipos de adega? Veja mais aqui no blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário