Como montar uma adega na sua casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já  pensou em ter sua própria adega em casa? Para quem gosta de apreciar um bom vinho, sabe o quanto a conservação dele na temperatura certa é importante para que a essência e o sabor não sejam prejudicados. Preparamos esse post com algumas dicas sobre como montar uma adega em casa. Confira!

1. Defina o tipo de adega e o espaço para ela

O primeiro passo é definir onde será sua adega e planejar o espaço adequado para este ambiente.  Você deve levar em conta que a temperatura seja constante, ou seja, não pode sofrer alterações muito bruscas e também não deve ultrapassar 20ºC. A umidade também é essencial para armazenar os vinhos. Você não pode fazer sua adega em um ambiente muito seco, afinal, é fundamental cuidar para que as rolhas não fiquem desidratadas e também para que não entre oxigênio nas garrafas.

— Leia o post: Conheça 3 tipos de adega

Escolha um cantinho especial para fazer a sua adega! Você pode fazer um aproveitamento de espaço e explorar cantos que muitas vezes passam despercebidos, como a lateral ou parte de baixo de uma escada ou ainda, dependendo do tamanho da sua coleção de vinhos, pode destinar um cômodo inteiro da casa para construir a sua adega.

Outra dica é valorizar o living ou o ambiente de jantar! Uma parede customizada com a  adega poderá dar um ar especial e sofisticado aos ambientes sociais da sua casa. Que tal escolher uma parede para montar a sua adega?

como montar uma adega

2. Defina quais rótulos você quer na sua coleção de vinhos

Como toda coleção, o importante é saber o que você gosta e focar nisso, podendo fazer exceções para experimentar novos sabores. Você pode escolher organizar seus vinhos pelo país de origem, pelo tipo de uva ou até pelo preço. Estipule o que você e sua família gostam e invista! Uma variedade de sabores, texturas e aromas sempre é algo bom, pois assim facilita na hora de harmonizar com algum cardápio especial ou atender o gosto de convidados em uma recepção.

Quando comprar várias garrafas do mesmo vinho, procure variar as safras, isso permitirá à você degustar as mudanças de maturação decorrente do tempo e perceber as diferenças.

como montar uma adega

3. Organize de acordo com o seu gosto

A organização da adega, vai facilitar na hora de escolher os vinhos que você irá apreciar. Defina se irá organizar por país, tipo ou por longevidade. Esse último é o mais utilizado, visto que os vinhos mais saborosos são os mais antigos. Por isso, uma opção de organização dos seus vinhos pode ser pela ordem que você irá consumi-los. Você também pode categorizá-los por vinhos fortificados, tintos encorpados, brancos encorpados, espumantes, tintos leves e brancos leves (nessa ordem), por exemplo.

como montar uma adega

Gostou das dicas sobre como montar uma adega na sua casa? Comece agora seu acervo pessoal de vinhos!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Eu sou relações públicas com pós-graduação em Branding de Conexão e MBA em Gestão Empresarial. Em 2011 comecei a trabalhar no mercado imobiliário e atualmente sou gerente de marketing aqui na Colnaghi Imóveis. Aqui no blog busco produzir conteúdo para quem tem interesse e dúvidas sobre arquitetura, tecnologia, lançamentos e imóveis de alto padrão.

Deixe Um Comentário