Como cultivar uma horta em casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Já pensou em ter uma folha fresquinha para temperar a sua comida, colhida em casa mesmo? Montar uma horta em casa é uma solução prática e saudável! Além de evitar as substâncias químicas produzidas por agrotóxicos, o aroma e sabor de temperos, hortaliças e frutas cultivadas em casa são mais naturais e purificam o organismo.

E não se engane: a falta de espaço não é motivo para não cultivar uma horta doméstica, você tem inúmeras opções para montar seu cantinho verde tanto em casa como em um apartamento – apenas é necessário um local com iluminação solar.

Quer saber como montar uma horta em casa? Confira:

A escolha dos vegetais e o local

Independente se você mora em casa ou apartamento, o primeiro passo é escolher o local para abrigar a sua horta. Para isso, existe uma única regra: que o lugar receba luz solar. E a partir daí você pode também definir os vegetais a serem plantados, de acordo com o espaço que você dispõe.

Amplos jardins podem abrigar árvores frutíferas e hortaliças como abobrinha, berinjela, brócolis e pimenta, por exemplo. Para áreas menores, como varandas e sacadas, você ainda tem a possibilidade de cultivar vegetais em vasos ou investir no cultivo de uma hortinha de temperos na própria cozinha.

como cultivar horta em casa

Saiba como plantar sua horta

Definido o local e as espécies a serem cultivadas, chegou a hora de plantar: aqui você vai precisar de vasos, substrato, argila expandida e sementes ou mudas.

Os vasos individuais precisam ter, no mínimo, 1,20 x 0,30 m, sendo aconselhado deixar uma distância média de 20 cm entre as espécies se estiverem no mesmo vaso. Aliás, normalmente as espécies convivem bem lado a lado, no entanto há exceções, como o alecrim e manjericão, por exemplo, que exigem mais espaço.

Tenha em mente que solo fértil é essencial, então preencha o vaso com substrato, que é a base, ou seja, o solo. Diferentemente da terra comum, o substrato é enriquecido com nutrientes favoráveis para o crescimento da planta.

Já a argila expandida é muito utilizada na jardinagem e em projetos de paisagismo, por ser o único agregado leve capaz de manter a umidade adequada da terra. Esse produto permite que a drenagem de água ocorra de forma rápida e por igual, contribuindo para que as plantas tenham um desenvolvimento completo.

Por fim, são duas maneiras de cultivar a sua horta em casa: você pode optar por sementes, ou então adquirir mudas já formadas. A diferença é que, ao decidir cultivar por sementes, é importante saber que haverão mais etapas.

A quantidade de iluminação solar e água na sua horta são importantes

O local da sua horta precisa receber luz solar direta ou indireta para que as plantas se desenvolvam bem. Cada espécie tem sua necessidade própria, mas já adiantamos que a maioria delas necessita de pelo menos 3h diárias de exposição ao sol (se possível, o sol da manhã ou do final da tarde).

A rega também precisa ser atentamente realizada. O melhor horário para a rega é durante os momentos em que o sol não esteja muito forte, pois a evaporação prejudica a alimentação das plantas. Atente para a quantidade ideal para cada espécie: o excesso de água aumenta a possibilidade da proliferação de doenças. Para evitar que fiquem encharcadas, cuide para que os vasos tenham furos para auxiliar no escoamento da água. Sempre antes de regá-las, certifique-se que a terra não esteja úmida (sinal de que estão hidratadas).

como cultivar horta em casa

Manutenção da sua horta em casa

É recomendado adubar a sua horta pelo menos duas vezes por ano, então se sua horta estiver em vasos, troque a plantinha de seis em seis meses. Durante esses meses, retire folhas secas e amareladas das ervas e renove a terra a cada três meses, com cuidado para não prejudicar as raízes durante o processo.

Gostou das dicas? Monte sua horta em casa agora mesmo e comente aqui como ficou! Veja outros conteúdos como este aqui no Blog da Colnaghi.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário