Plantas dentro de apartamento: dicas práticas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Cultivar plantas em casa é o ideal por conta do espaço e da maior exposição solar, mas se você mora em apartamento e quer cultivar plantas e flores, saiba que é possível sim! Aqui você verá que plantas dentro de apartamento é apenas uma questão de escolher a espécie correta e a quantidade de água e sol que precisam. Confira!

Plantas em vasos

Quando for escolher o vaso, preste atenção no tamanho – quanto maior ele for, melhor para a planta; assim ela poderá crescer da maneira dela e não se sentir espremida. O material indicado é o de barro que mantém as raízes e a terra mais saudáveis, mas você pode optar pelo vaso de plástico também (prefira aqueles que possuem pequenos furinhos, pois sem isso pode prejudicar a respiração da plantinha). De qualquer maneira, tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica e por isso permanece mais tempo molhado.

Para quem quiser uma planta em um ambiente sem muito sol, que tal apostar no cacto? O mini cacto, por exemplo, não precisa de muita iluminação solar ou água, mas lembre-se de checar sempre sua terra, ok? Quando ela estiver seca, deve ser regada para umedecê-la, o que geralmente pode acontecer uma vez por semana.

Outro tipo de planta na mesma linha do cacto é a suculenta. As suculentas são originárias em sua maioria de ambientes desérticos e por isso desenvolveram características especiais para que pudessem de adaptar. Algumas têm uma espécie de “pelo” nas folhas, outras uma camada de cera, ambas as coberturas previnem a perda de água armazenada nas seguintes estruturas: folhas, caules, ou ainda nos troncos e raízes. A capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção.

Resultado de imagem para suculentas

As orquídeas também são ótimas opções – além de esteticamente lindas, elas não precisam de muitos cuidados. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta e é necessário que você fique de olho na coloração de sua folhagem: quando escuras, mude a orquídea de local. Ela é bastante delicada e, por isso, recomendamos que você escore sua haste com um tutor ou algo do tipo.

Plantas suspensas

Além de charmosas, as plantas suspensas são perfeitas se você não tem muito espaço para vasos grandes. Você pode usar qualquer suporte para a planta nos cantinhos do seu apartamento com boa entrada de sol. O segredo para o sucesso está na hora de regá-las: a água deve apenas hidratar a planta, não é necessário muito.

A samambaia é uma ótima opção! Suas folhas longas e pendentes na coloração verde-clara costumam formar bastante volume resultando em uma bela textura. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra e não a deixe pegar muito vento, ele queima as folhas mais jovens.

Dicas Colnaghi para plantas dentro de apartamento

Se você tiver dúvidas quanto a quantidade de água, afunde um pouco o dedo na terra – se ainda estiver úmida, espere mais uns dias; caso esteja seca, pode regar. E lembre-se de que a água deve ser colocada sempre na terra, não sobre as folhas. Outra dica sobre a terra: evite deixar encharcada, pois a umidade excessiva pode apodrecer as raízes.

Gostou de saber mais sobre plantas dentro de apartamento? Veja conteúdos semelhantes aqui no Blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário