Conheça 6 tipos de piso e escolha o ideal para a sua casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Se você está se mudando para uma casa nova ou se está procurando um imóvel para comprar, um dos primeiros itens que você deve considerar é o tipo de piso dos cômodos. Existem uma enorme variedade de piso, tanto para ambientes internos quanto para externos, e por isso fica difícil saber exatamente qual é o melhor piso para cada cantinho do seu lar. A seguir listamos os principais tipos de piso para você escolher o melhor para o seu imóvel, confira:

1. Piso vinílico para valorizar sua decoração

Tipos de piso: piso vinílico de várias cores e texturas

O piso vinílico é antialérgico, não mancha, não estufa e não retém cheiro. É muito resistente, o conforto térmico e acústico o torna mais agradável (não faz aquele barulho de salto alto, sabe?) e possui alta durabilidade (com apenas um pano úmido é o suficiente para limpar). Diferente do piso laminado, ele é resistente à água e também é um dos pisos mais versáteis que existe. Nos dormitórios, living e gabinete você pode optar por texturas de cores de madeiras, enquanto nos banheiros e cozinha, pode aplicar texturas que imitam piso frio, concreto, pedras e até mármore.

2. Piso em taco dá um toque retrô no ambiente

Tipos de piso: invista em piso taco se você busca conforto

Sucesso nos anos 1960 a 1980, o piso taco não sai de moda e ainda por cima é prático! Ele é versátil, hipoalérgico (perfeito para crianças e adolescentes) e super aconchegante. Por ser feito de madeira, este material exala sofisticação e adaptabilidade, são atemporais e se adequam à vários diferentes estilos.

Isso significa que você pode usá-los em quartos e salas à vontade, já que conferem um ar retrô e chique ao mesmo tempo. Quanto à limpeza diária, é simples: feita com vassoura, pano úmido e produtos específicos para a conservação da madeira.

3. Carpete reduz o impacto de possíveis quedas

Tipos de piso: piso carpete é seguro, pois reduz o impacto de uma possível queda

O carpete pode ser feito de vários materiais – nylon, lã ou poliéster. Ele é considerado um piso seguro por ser antiderrapante, o que reduz o impacto de possíveis quedas e não faz ruído.

Mesmo sendo mais comum em ambientes corporativos, o carpete também pode fazer parte da sua casa. Ele traz conforto, segurança e sofisticação. O piso em carpete exala praticidade quando o assunto é limpeza. É feita com aspirador de pó e pano um pouco úmido – aliás, não utilize água em excesso para não mofar o carpete. Se você tem pets, evite este piso por causa dos pelos dos animais.

4. Piso laminado pode ser usado na casa toda

Tipos de piso: piso laminado é versátil

O piso laminado é feito de lâminas de madeira e é considerado como piso flutuante, porque não é colado no contrapiso e sim assentados sobre a manta, como se fosse um encaixe. Isso facilita na limpeza, que pode ser feita com pano úmido, e torna-o um isolante acústico e térmico.

Se você é o tipo de pessoa que quer ter o mesmo piso nas áreas social e íntima, uma ótima opção é o piso laminado. Ele é esteticamente bonito, super gostoso de ficar descalço (em qualquer estaço do ano!) e te dá a oportunidade de decorar mais facilmente os ambientes, já que estarão todos padronizados com o mesmo piso.

O laminado é utilizado apenas em ambientes internos, pois o contato com sol direto e água podem deformar o material ou torna-lo escorregadio. Se você se preocupa com a sustentabilidade do planeta, o piso laminado é para você: ele é produzido com madeira reflorestada.

5. Piso em granito exala elegância

Tipos de piso: piso em granito deixa um visual elegante

O piso em granito tem beleza, resistência e durabilidade de sobra! O granito é indicado por sua composição que resiste a arranhões e a seu desgaste químico e abrasivo, podendo ser usado em ambientes externos e internos. Além disso, ele é pouco poroso (quase não absorve água) e isso faz com que ele não manche com facilidade e garanta um piso com uma estética incrível!

Não confunda granito com mármore. Enquanto o mármore é uma rocha metafórica originária do calcário, o granito é ainda mais nobre, sendo composto principalmente pelos minérios das pedras quartzo, feldspato e mica.

É comum achar que o granito é usado somente em cozinhas e banheiros, mas você já viu que luxo é o piso em granito em áreas de estar, como o living? Charmosíssimo!

6. Pisos frios proporcionam sensação de frescor

Tipos de piso: pisos em porcelanato, cerâmica e cimento queimado

Os pisos frios têm como característica básica transmitir uma sensação de frescor e diminuição da temperatura do ambiente, sendo os mais conhecidos os em porcelanato e cerâmica. Suas diversas variações de tamanhos, cores, espessuras e texturas traz um leque de possibilidades para você escolher o que mais lhe agrada.

Água não é um problema para nenhum dos dois tipos e eles podem ser usados em ambientes internos e externos, no entanto neste último, uma dica: prefira um piso antiderrapante nas áreas abertas. Sua única desvantagem é a possibilidade de ficar lascado ou quebrado caso algum objeto pontiagudo caia.

O cimento queimado é outro tipo de piso frio. Sua aplicação é fácil e é necessário que seja colocado em uma superfície lisa e nivelada. Se você busca uma obra rápida, o piso em cimento queimado é o ideal – além de deixar seu apartamento no estilo mais industrial, super em alta atualmente!

Os tipos de porcelanato

O piso em porcelanato polido é aquele bem liso e com acabamento brilhoso, que fica super elegante! No entanto, por ser muito liso se torna, às vezes, escorregadio demais – portanto use-o apenas em áreas como salas, quartos e corredores. Outra desvantagem é a estética: eventuais arranhões podem ficar mais evidente e, ao andar descalço, fica as marcas dos pés.

Já o porcelanato fosco é mais seguro porque sua resistência e acabamento opaco amenizam a preocupação com riscos e pequenos danos, assim se torna o ideal para cozinhas e banheiros.

Gostou das dicas? Seguindo neste tema, veja como escolher o rodapé ideal aqui e confira outros posts no Blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário