Retrofit: você sabe o que é?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Mostrando 1 of 1

Entenda o significado da tendência retrofit

Você já deve ter esbarrado por esta palavrinha por aí… O retrofit é um termo que é bastante usado quando se fala em arquitetura e decoração. Ele significa, em geral, uma reforma. Mas não uma reforma qualquer!

Este conceito surgiu no ambiente do mercado de construção civil europeu e americano. Nestes continentes, as legislações não permitiam substituições em seus acervos arquitetônicos. Já que não havia a possibilidade de demolições, a solução foi realizar restaurações que não comprometessem a identidade dos locais.

reforma retrofit

Retrofit, então, significa “reformular o antigo”, ou “colocar o antigo em forma”. Isso quer dizer que uma simples reforma não deve carregar todo o sentido de retrofit. O termo é mais do que isso. O objetivo deste tipo de revitalização é retomar a utilidade de instalações e construções antigas sem deixar a identidade do lugar de lado, modernizando e preservando a construção existente. Além disso, há uma preocupação muito grande com técnicas que transformem antigas instalações e projetos em estruturas pensadas através do desenvolvimento ambiental sustentável. Muitas vezes, as reformas comuns não se preocupam com este tipo de solução, apenas com os aspectos técnicos.

reforma retrofit

A partir daí, o termo retrofit chega à Arquitetura e ao Design como uma nova tendência. Os projetos que envolvem revitalizações de casas, apartamentos e até móveis dentro desta nova tendência revelam um cuidado maior com o que representa o antigo. Para quem busca investir em algo novo no universo do mercado imobiliário, utilizar esta tendência pode valorizar ainda mais qualquer projeto, além de transformá-lo em algo sustentável para os dias de hoje.

Mostrando 1 of 1
Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário