4 dicas para você escolher o rodapé para sua casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Por: Marcele Wolf

Antigamente o rodapé era escolhido para os ambientes em função de proteger a parte mais baixa da parede dos impactos com objetos e móveis, mas já faz um tempo que além de ser bem útil por ajudar na conservação faz a diferença na decoração da sua casa: deixa mais moderno, ou mais clássico, acolhedor e conversa com os outros itens da casa. Resta saber qual o melhor para cada ambiente e para seu estilo! Vamos decidir?

Confira  quatro dicas que podem ajudar a você no processo de escolha do rodapé ideal.

1. MATERIAL

Para fazer a escolha do material do rodapé é interessante levar em conta qual o cômodo da sua casa será aplicado e qual estilo de decoração você deseja. Existe rodapé de madeira, cerâmica, metal, mármore, porcelanato, poliestireno, MDF, etc. Caso opte pelo rodapé em MDF é recomendável que seja utilizado em áreas secas. Rodapé em porcelanato promove maior elegância ao seu ambiente e sua superfície impermeável protege a parede durante a limpeza.

Se você escolher o rodapé do mesmo material do piso, você estará valorizando o piso e dará a impressão de um espaço maior por ampliar essa superfície. Caso a escolha seja de um material diferente do piso, é importante entender as possibilidades de acabamento para que fique de acordo com o local e até para não danificar nenhum dos materiais.

RodapéRodapé

 

 

 

 

 

 

 

 

2. ALTURA

O padrão de tamanho deles é de 7cm de altura, mas atualmente centímetros a mais ou a menos podem ser um grande diferencial de aconchego no seu lar. Isso porque você pode ter rodapés de 10 a 40cm quando o pé-direito do seu ambiente for alto, deixando seu espaço mais elegante e acolhedor. Já se o pé-direito for menor, a dica é optar por rodapés com altura de 5 até 10cm que ampliam a visão da parede e não darão a impressão de um ambiente achatado.

RodapéRodapé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. CORES E ESTILOS

As cores do rodapé devem levar em consideração o que você quer. Caso queira algo mais discreto, opte pela cor que você definiu a da parede ou do piso ou use as alternativas mais básicas e neutras. Porém, caso queira destacar o espaço e fazer com que agregue ainda mais como decoração, opte por uma cor diferente, mais escura, como preto, cinza, ou cores que simulem madeira resultando na impressão de separação da parede com o chão.

É legal lembrar de combinar a cor do seu rodapé com o batente da porta. As cores não precisam ser iguais, mas semelhantes, assim causará um efeito de continuidade na decoração.

4. FORMATOS DE RODAPÉ

Se você decidir pelo rodapé liso trará um ar mais moderno e é o mais utilizado na arquitetura dos apartamentos. Os modelos em formatos curvos são mais delicados, suaves e os mais tradicionais. Aqui vale ressaltar que quanto mais detalhes no formato ou na cor diferente da composição do seu ambiente, mais chamativo o rodapé ficará. Por isso é interessante balancear a escolha dele com a decoração de todo o ambiente para que seja uma combinação mais harmônica, mas que também é uma questão bem pessoal, até porque não existe um padrão a ser seguido, vai do gosto e do desejo de cada um!

RodapéRodapé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou das dicas? Já sabe quais modelos usar em cada ambiente do seu apartamento? Deixe seu comentário!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário