Dicas para começar uma reforma na sua casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Começar uma reforma na sua casa é uma tarefa nada fácil. Seja no apartamento que você acabou de comprar ou no imóvel que já mora há anos, a decisão de reformar o seu lar precisa ser muito bem pensada, exigindo organização e planejamento para que não vire uma verdadeira dor de cabeça.

Saber por onde começar é o primeiro passo para você evitar situações desagradáveis durante a obra. Por menor que seja a reforma, é fundamental considerar alguns pontos antes de iniciar o projeto para que o antes, o durante e o depois saiam exatamente como planejado.

Se você está pensando em fazer alguma reforma na sua casa e tem dúvidas sobre o que não deve ser deixado para trás nessa etapa inicial, confira a seguir os principais cuidados que você precisa saber antes de começar uma reforma na sua casa!

Defina o seu projeto

O primeiro passo que você precisa saber antes de começar uma reforma na sua casa é definir exatamente tudo aquilo que você deseja fazer no projeto e qual é o seu objetivo com ele. Quer reformar o banheiro? Aumentar a sala de estar? Trocar os azulejos da cozinha? Renovar a pintura das paredes? Estabeleça tudo o que você quer fazer, definindo qual é o objetivo da mudança e como você gostaria que ficasse, buscando referências e ideias de outros projetos. Ter tudo isso muito bem desenhado ajudará para as próximas etapas e facilitará o trabalho de quem vai colocar a mão na massa, tornando a reforma mais simples e próxima daquilo que você desejou.

O que você precisa saber antes de começar uma reforma

Pense no orçamento da reforma

Outro ponto importante que você precisa saber antes de começar uma reforma é ter em mente até quanto você estará disposto a pagar pela obra e qual o seu orçamento para isso. Uma obra costuma ser cara, principalmente se estamos falando de uma reforma maior ou com materiais de melhor qualidade. Por isso, pense bem antes de começar e veja se o tamanho do projeto caberá no seu investimento. Lembre-se também que em uma obra podem ocorrer imprevistos, ocasionando custos adicionais que você precisa já ter previsto no seu orçamento total para que não tenha surpresas durante a reforma e tenha que pausá-la.

Conte com um profissional qualificado e confiável

Antes de começar uma reforma você precisa pesquisar muito até encontrar o melhor profissional para executar o seu projeto. Peça indicações de amigos e familiares, pesquise na internet conferindo as avaliações dos clientes e, por fim, escolha aquele profissional que mais agradou pelo seu trabalho e transmitiu confiança. Contar com profissionais qualificados como arquitetos, engenheiros e designers de interiores podem auxiliar você do início ao fim da reforma, antecipando transtornos e evitando erros ou atrasos.

O que você precisa saber antes de começar uma reforma

Saiba o tempo da reforma

Saiba desde o início qual será o tempo médio de duração da reforma na sua casa. Obras costumam levar tempo e, dependendo do seu porte, podem levar meses até o seu término. Veja com o seu profissional contratado qual o período máximo antes de começar. Assim você terá um melhor controle e saberá monitorar a agilidade do trabalho na obra, evitando possíveis atrasos na conclusão do projeto.

O que você precisa saber antes de começar uma reforma

Busque as autorizações necessárias

Feitas estas etapas iniciais antes de começar a reforma na sua casa, jamais esqueça de buscar também as autorizações necessárias para a realização da mesma. Uma obra dentro de casa, seja ela pequena ou não, precisa passar por averiguações e aprovações do condomínio e até mesmo da prefeitura da sua cidade. Por isso, definida a obra que você pretende fazer e prevista a sua duração, notifique o seu condomínio e assegure-se junto à ele se a reforma estará aprovada ou não para dar continuidade. A falta de autorização do condomínio, bem como o não respeito às normas da convenção, podem levar a multas ou até mesmo na interdição da obra pela prefeitura. Esteja sempre atento nesse aspecto antes de dar início a qualquer que seja a reforma que for fazer no seu lar.

Gostou das dicas? Veja mais conteúdos aqui no Blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário