Como organizar um quarto funcional para crianças

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Organizar um quarto funcional para crianças nem sempre é muito fácil – ele precisa ter o papel de entreter os pequenos e estimular sua criatividade. Além disso, o cômodo influencia diretamente nas experiências da criança, moldando seus comportamentos e, consequentemente, sua personalidade.

Já que estamos começando mais um ano letivo, este é o momento perfeito para repensar a decoração dos quartos infantis, veja as dicas a seguir.

Monte um cantinho para estudo

Em época de volta às aulas, não se pode deixar de salientar a importância de manter um cantinho de estudo para as crianças, principalmente pelo fato de que a criança irá crescer e, provavelmente, continuar estudando. Ou seja, essa parte do quarto é bem provável que não tenha grandes mudanças ao longo dos anos.

O ideal é ter uma mesa ou escrivaninha que permitam a colocação de livros, cadernos e talvez até um notebook. A praticidade precisa ser o foco aqui, já que este cantinho precisa ser harmonioso e confortável para que a criança realize suas tarefas em casa.

Invista em cores na decoração

Você sabia que quando nosso cérebro capta as cores no ambiente, ele faz nosso corpo passar por diversas sensações impactantes, podendo afetar nosso humor e raciocínio? As cores mais suaves são o azul e verde, que estimulam a criatividade e a concentração. Itens de decoração, móveis ou paredes dos quartos de crianças nesses tons torna o local de estudo mais propício.

Planeje móveis sob medida

Móveis sob medida são boas opções para aproveitar o espaço no quarto das crianças – podendo ser camas suspensas, elementos organizadores, nichos e prateleiras. Para os quartos dos pequenos, este estilo pode ser acompanhado por brinquedos, livros, quadros etc.

Invista em um quarto versátil

Em um planejamento para quarto infantil deve ser levado em consideração a evolução da criança. Com isso em mente, um projeto versátil é uma escolha inteligente, pois o quarto infantil pode ser desenhado e reaproveitado ao longo dos anos, inclusive quando a criança se tornar adolescente ou ainda entrar na fase adulta.

Busque sempre ter luminosidade

Além das cores, outro fator que estimula o estudo é a iluminação do ambiente. Se possível, deixe o quarto da criança arejado e com boa luz solar, assim eles não forçarão os olhos com luzes artificiais.


Gostou das dicas? Acompanhe o Blog da Colnaghi para mais notícias!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário