Como escolher o melhor tapete para sua casa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os tapetes delimitam um espaço e têm a função de manter o aconchego do local, mas é seu impacto na decoração que faz com que ele seja um dos itens mais versáteis na hora de planejar o ambiente. Eles podem separar ambientes, esconder algum defeito no piso e até proteger de riscos causados por móveis ou sapatos. Por isso, te perguntamos: você sabe como escolher o melhor tapete para sua casa? Veja algumas dicas:

O melhor material de tapete depende do seu estilo de vida

Além da particular sensação nos pés que cada material provoca, esse elemento do tapete também reforça o conforto acústico e térmico do piso. Você pode optar entre os tipos carpete, com pelo médio e pelo longo, natural, sisal, de couro, emborrachado que pode ser usado também em áreas externas e até sintético para alérgicos. A escolha depende da necessidade do morador e do seu estilo de vida, o que inclui crianças, bichos de estimação, alergias, etc.

Os modelos mais peludos (de náilon, lã, retalhos de couro ou lycra, por exemplo) dão um toque contemporâneo no ambiente, enquanto os tapetes de pelos altos são mais confortáveis em locais onde você ficará descalço, como sala de estar e dormitórios. Em ambientes mais sóbrios e formais, a recomendação é o uso de tapetes baixos, de pele, algodão feito em tear manual, náilon de pelo curto ou fibras como sisal e seagrass, por exemplo.

Para escolher a melhor cor ou estampa, siga a paleta da decoração

Além dos tapetes, as almofadas, mantas, colchas, cortinas, toalhas também fazem parte das peças utilizadas para a finalização da propostas de decoração. Elas dão toques de cor, profundidade, calor e até de movimento aos espaços.

Por isso, o ideal é sempre seguir a paleta de cores da decoração, levando em consideração se o seu tapete será a peça destaque ou apenas um detalhe no contexto do ambiente. Os tons claros contribuem para a sensação de amplitude, enquanto as estampas geométricas ou listras tiram a monotonia do local. Se a sua ideia for contrastar com a decoração já estabelecida para o cômodo, aí você pode abusar de cores vibrantes e estampas diversas.

tapetes em casa

O ambiente define o formato do tapete

Além do tamanho do ambiente, você precisa levar em consideração os móveis planejados e o quanto “sobra” de espaço para seu tapete. Os redondos e assimétricos são boas opções para decorações mais modernas e ousadas, enquanto os retangulares ficam bem em salas de estar e dormitórios. Inclusive no caso das salas de estar ou de TV, o correto é que o tapete esteja cerca de 20 cm abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente.

Limpeza e manutenção sempre

Ao escolher o melhor tapete para sua casa, atente para a limpeza de cada material. Estes são alguns cuidados gerais:

– Evite deixar o tapete exposto ao sol, pois as cores podem desbotar;

– Atenção aos vasos de plantas por perto, já que a água pode escorrer e mofar o tecido, causando uma mancha irreversível;

– Não deixe juntar pó, pois as partículas cortam as fibras nas pisadas, o que diminui a vida útil do tapete. Use aspirador com frequência no sentido da trama;

– Lave o tapete a cada dois anos ou sempre que perceber cores opacas, trama endurecida ou ressecada, manchas ou perda de brilho.

tapetes em casa

Gostou das dicas de como escolher o melhor tapete para sua casa? Veja mais aqui no Blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário