As diferenças entre mármore e granito

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Granito e mármore são dois tipos de pedras naturais que exalam luxo e sofisticação em qualquer ambiente em que estiverem, seja em bancadas de cozinha, revestimento de pisos ou paredes. Elas são bem parecidas entre si, mas você sabe qual é a real diferença entre as duas? Confira as diferenças entre mármore e granito:

O mármore

O mármore é uma rocha metafórica originária do calcário, sendo que esse “metafórica” significa que ela passou por transformações físicas e químicas devido a altas temperaturas e pressões no interior da Terra. Incrível, não é? Sua coloração varia conforme os minérios presentes na pedra, podendo ser branca, acinzentada, de coloração creme com veios (listras ou riscos característicos) escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas.

A pedra de mármore é pouco resistente, se desgastando mais facilmente com o atrito sobre o piso e, por isso, é mais indicado para áreas com tráfego leve de pessoas. Ele também é bem porosa, se tornando mais suscetível a manchas e absorção de gordura. Você pode usá-los em diversas partes da casa, como em revestimentos de pisos, paredes internas, lareiras e escadas de baixo tráfego (residencial), além de banheiros, bordas de banheira, rodapés e mesas.

diferenças entre mármore e granito

O granito

granito é uma rocha natural ígnea, o que significa ela se origina no interior da Terra, onde é muito quente e, por isso, inicialmente faz com que ela permaneça sob a forma de magma e se transforme em rocha por meio do processo de solidificação. Ele é formado por três minerais (mica, feldspato e quartzo) que o torna esteticamente bonito, resistente e durável. Sua cor é uma mescla dos minerais e isso faz com que tenha uma aparência luminosa.

Essa rocha não é facilmente riscada e nem mancha com facilidade, além de apresentar grande resistência a temperatura, umidade, materiais de limpeza, gorduras e etc. Use-o em revestimentos de pisos e escadas de alto tráfego, pias, bancadas de cozinha, lavatórios para uso intenso, revestimentos para fachadas, bordas para banheiras, lareiras, soleiras, rodapés, peitoris, bancadas em geral, revestimento para fornos e aparadores.

diferenças entre mármore e granito

Limpeza e manutenção do granito e mármore

Quando o assunto é limpeza, não tem muitas diferenças entre mármore e granito. As duas pedras naturais possuem um processo de limpeza e manutenção bem fácies, apenas um pano úmido com água e sabão neutro são necessários para uma boa limpeza. O mármore precisa ser selado uma ou duas vezes por ano, enquanto o granito é recomendado uma vez a cada 2 anos. Atenção com refrigerantes, óleos em geral, vinho, ferrugem e produtos com corantes, eles mancham mármores e granitos de forma irreversível.

diferenças entre mármore e granito

Gostou de saber sobre as diferenças entre mármore e granito? Veja outros conteúdos aqui no Blog da Colnaghi.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário