4 dicas de decoração para salas pequenas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Qualquer ambiente com tamanho reduzido precisa ter seu espaço otimizado de alguma forma. No caso de salas pequenas, a decoração e os móveis são altamente importantes, pois precisam ser funcionais, com a intenção de ser prático para morador, mas sem deixar o bom gosto de lado. Por isso, planeje sua sala pequena conforme essas dicas que trouxemos para você:

1) A escolha do sofá perfeito

Tudo começa pela escolha do sofá, já que ele é um dos maiores móveis da sala de estar. Um sofá de cor escura causa a impressão de que o espaço é bem menor do que é, então a dica para salas pequenas é apostar em sofás em tons claros e neutros, como o bege e o cinza, e fugir dos pretos, marrons, vermelhos e verdes musgo.

Quanto ao tamanho, o ideal é aquele que permite deixar livre a circulação, mas recomenda-se um sofá com largura de até 90 cm. O truque é optar por um sofá sem os braços laterais, que ocupam até 30 cm a mais sem necessidade, e não escolher sofá retrátil, pois apesar de super confortáveis eles acabam impedindo a circulação de pessoas.

decor salas pequenas

2) A televisão ideal para o espaço da sala

A escolha da televisão precisa ser consciente, pois se for uma muito grande ficará esteticamente desproporcional ao espaço, além de que ficar muito próximo da televisão pode prejudicar a saúde dos olhos. A dica para calcular o tamanho ideal da televisão é: para telas de 32” a 37” é necessário que o telespectador fique a uma distância mínima entre 1,2m e 1,4m, já para telas de 42” a 47” precisam de no mínimo 1,6m e 1,8m e para telas de 52” a 60” entre 2m e 2,2m.

Além da distância, a altura da televisão também deve ser levada em consideração. O mais indicado é ficar 1,2m a partir do piso até a base da tela, o que permite um campo de visão confortável. Na hora de instalar a televisão, o painel é considerado a forma mais inteligente,  pois faz uso da parede e deixe livre o espaço onde iria um rack, por exemplo.

decor salas pequenas

decor salas pequenas

3) Elementos que dão sensação de amplitude

Para ambientes pequenos, a sensação de amplitude se torna importante para que o conforto seja sentido tanto por moradores quanto por convidados. Comece escolhendo tons claros para os móveis e as paredes e deixe as cores fortes para os objetos decorativos. O porcelanato claro também é um dos itens que dão sensação de amplitude no ambiente devido a sua textura e tom claro que reflete a iluminação natural. E não esqueça do uso de espelhos, que é recomendado porque o seu reflexo ajuda a iluminar ainda mais os ambientes.

decor salas pequenas

decor salas pequenas

Outra opção também é fazer uso de móveis sob medida que não tenham muita profundida, pois assim há o aproveitamento completo do espaço. O conceito aberto também é uma ideia excelente, visto que a integração de sala e cozinha além de estimular o convívio familiar, permite a percepção de um ambiente mais amplo.

decor salas pequenas

4) Prateleiras e nichos ajudam a aproveitar melhor o espaço

Como salas pequenas não possuem muito espaço para decoração, você pode otimizá-lo com o uso de prateleiras e nichos – onde você pode decorar com livros, objetos de viagens e até pequenas coleções. Nesse caso,  as paredes se tornam aliadas, deixando de serem apenas divisórias e compondo a decoração do ambiente. São as peças de mobiliário mais versáteis, pois podem ser usadas em vários ambientes de diferentes formas e formatos, podendo ser de madeira, alvenaria, ferro, laca e até de vidro.

decor salas pequenas

Gostou das dicas sobre a decoração para salas pequenas? Veja outros conteúdos aqui no Blog da Colnaghi!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com mais de 26 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário